Voltar

Mega-Sena: quantas dezenas pares e ímpares escolher por jogo

30 de março de 2021

Guilherme Raia

Mega-Sena: quantas dezenas pares e ímpares escolher por jogo

Todo mundo sabe que para vencer o prêmio principal da Mega-Sena é preciso ter sorte. Mas, ainda assim, várias estratégias deixam um apostador mais próximo de levar os tão sonhados milhões para casa. Apesar de não garantirem premiação, essas informações ajudam a bolar jogos com maior probabilidade de acerto.

Uma das principais estratégias é analisar a quantidade de números pares e números ímpares que sai a cada sorteio da Mega-Sena. Como são 60 números no volante, sendo 30 pares e 30 ímpares, o mais lógico seria que os números sorteados também seguissem essa proporção. Será que seguem? A seguir, veja mais sobre essa estatística e como usá-la em seus jogos.

O sorteio da Mega-Sena

A cada concurso, a Mega-Sena sorteia seis números entre os 60 disponíveis. O apostador deve escolher no mínimo seis dezenas para registrar uma aposta, mas pode fazer jogos maiores com até 15 números. As chances aumentam exponencialmente a cada novo número adicionado à aposta, assim como o valor dela, que pode ir de R$ 6,00 a R$ 24.400,00.

Qual relação de pares e ímpares mais vezes saiu na Mega-Sena?

Loteria é probabilidade pura e a matemática nunca falha! A relação que mais vezes apareceu em sorteios da Mega-Sena é a de três pares e três ímpares - e isso com certa folga.

Até o concurso 2356 da Mega-Sena, 31% dos sorteios tiveram o mesmo número de pares e ímpares sorteados (734 vezes). É de longe a maior frequência que aparece desde que a Mega-Sena foi criada, em 1996.

Na sequência, aparecem dois pares e quatro ímpares e dois ímpares e quatro pares, com 24% cada uma delas. A relação 5/1, tanto para maior número de pares, quanto de ímpares, também é igual, rondando a casa dos 10%.

Como dissemos, a matemática não falha e você percebeu que cada relação tem frequências parecidas independentemente se saíram mais pares ou ímpares. Isso também se aplica a sorteios em que só números pares ou só números ímpares foram sorteados.

Isso se deu pouquíssimas vezes, mas aconteceu. Em 1% dos sorteios, seis números pares foram sorteados aleatoriamente. Também em 1% dos sorteios, apenas dezenas ímpares saíram dos globos da Mega-Sena.

Por que as chances dessas relações são diferentes?

É uma questão matemática simples. A Mega-Sena possui 30 números pares e 30 números ímpares, não é mesmo? Vamos supor que o número 1 seja sorteado primeiro.

Assim, sobraram 59 dezenas para sair, sendo 29 ímpares e 30 pares. Por mais que a diferença seja pequena, a chance maior é de o próximo número sorteado ser par, porque tem mais bolinhas dessas disponíveis.

Vamos pensar agora que foram sorteadas as dezenas 1 - 3 - 5. Ainda restam 27 ímpares e 30 pares, fazendo com que a tendência de uma dezena par ser sorteada seja ainda maior.

É por isso que quase nunca um sorteio tem só números pares ou só números ímpares. As chances disso acontecer são bem menores.

Os 31% não são acaso

Tudo pode acontecer em um sorteio da Mega-Sena, mas os 31% dos sorteios que terminaram com três pares e três ímpares sorteados não foram coincidência. Isso é fruto de probabilidade estatística.

Acaso seriam sorteios com 4 pares e 2 ímpares acontecerem em 20% dos concursos, enquanto aqueles com 2 pares e 4 ímpares aparecerem em apenas 10%. Como as chances são as mesmas, não faria sentido frequências muito diferentes (mas ainda assim poderia acontecer).

Devo sempre apostar em três pares e três ímpares?

Isso vai de cada apostador. Como mostramos, a Mega-Sena tem uma tendência, mas todas as relações entre pares e ímpares já foram sorteadas algumas vezes. Portanto, não existe uma regra para jogar. O importante é apostar! Só assim você realmente tem chance de ficar milionário com a loteria.

Ainda assim, fica o ensinamento de que um sorteio com proporções iguais de pares e ímpares tem mais chance de acontecer do que um com apenas pares ou ímpares.

Essa é sua chance de apostar na Mega-Sena

Aposte com o Mega Loterias!

Escrito por:
Guilherme Raia

Essa é sua chance de apostar na Mega-Sena

Aposte com o Mega Loterias

Confira outras notícias relacionadas